6 dicas infalíveis para parar de comer doces!

Que açúcar pode ser viciante você já sabe!

 Neste artigo fala exatamente sobre esse poder de causar dependência que o açúcar pode provocar no nosso organismo. 

Mas para quem gosta de doces , sabe que é bem difícil cortar aquele docinho após o almoço, ou se conter na hora da fome e não comer aquela torta deliciosa de chocolate. 

Foi pensando nesse artigo e o quanto muitas pessoas podem sofrer com essa dependência que elaboramos 6 dicas infalíveis para você se conter e parar de vez de deixar que a tentação do açúcar possa sabotar o sue novo estilo de vida. 

DICA Nº 1 - DURMA BEM 

Pode até parecer ridículo o que estou propondo e você pode até pensar que eu não tenho o que falar e por isso coloquei esse primeiro tópico.

 Mas a mais pura verdade é: Se você não tem uma boa noite de sono, acredite, você vai querer ingerir açúcar ao longo do dia. 
 
Para você entender melhor, pense o nosso corpo como um celular. Sim! Exatamente isso: um celular. O que acontece quando você usa o seu celular ao longo do dia? Ele descarrega a bateria e para liga-lo novamente, você precisa carrega-lo. Se você o conecta no carregador e não aguarda ele carregar por completo o que acontece? Duas opções: você terá que carrega-lo varias vezes ao dia ou usá-lo plugado no carregador, ok? 

Nosso corpo é exatamente dessa forma, porém nós temos dois carregadores: o sono e o alimento, pois na deficiência de um o outro entra em ação para carregar as nossas energias. 

Se eu tenho uma boa noite de sono, o meu corpo será carregado com todos os hormônios que eu preciso para me dar energia ao longo do dia e então o alimento será apenas para manter as forças vitais.

 Agora se eu não tenho uma boa noite de sono, isso quer dizer que ao longo do dia eu irei precisar de cargas de energias para conseguir terminar as minhas atividades do dia e além disso manter minhas forças vitais, e onde está essa fonte de alimento? Principalmente nos carboidratos, pois são alimentos de rápida absorção e liberação rápida de energia. E qual desses carboidratos é o número 1º de ser absorvido? Os açucares! 

Observe se no dia que você não dorme bem, quando chega por volta das 15 /16h da tarde começa a bater aquela vontade louca de comer doce, que as vezes você não consegue nem se controlar. Porque o seu organismo sabe que para não desligar ele precisa de uma fonte rápida de energia, já que o resto de energia que ele tem, não está dando conta de manter você na atividade. Por isso dormir bem e ter uma bom descanso é essencial no controle da vontade de comer doce.

DICA Nº 2 - BEBER PELO MENOS 3 LITROS DE ÁGUA NO DIA 

Então você ta me dizendo Dayse Marana que minha vontade de comer doce vai passar bebendo água? Então água tem açúcar? Sim e não! Essas são as minhas respostas para as duas perguntas!

Você sabia que muitas vezes nós confundimos o se estamos com vontade de comer doce ou se precisamos beber água? Verdade! 

Quando nosso organismo recebe menos água do que precisa, o funcionamento de alguns órgãos fica comprometido, como por exemplo o fígado. Ele precisa de água para liberar glicogênios e outros componentes responsáveis por fornecer energia ao corpo. A fonte mais rápida de energia é a glicose (açúcar), obtida por meio da ingestão principalmente de carboidratos. Por isso, quem está desidratado pode ter a impressão que precisa comer mais, principalmente doces que tem alto índice glicêmico. Quando na verdade, o que está acontecendo é que a energia fornecida pelos alimentos não está conseguindo ser transportada para as moléculas, pois falta o elemento fundamental nesse processo que é a água.

 Mesmo que se coma uma todo o doce do mundo, enquanto o nível de água essencial ao funcionamento do organismo seja atingido, a vontade não irá passar. 

DICA Nº 3 - COMA A CADA 3 HORAS 
 
Quem consegue pensar quando está urrando de fome? Nem eu, nem você e até agora nunca vi ninguém me dizer que consegue escolher o que vai comer quando a fome já ultrapassou os limites. E é verdade, aquele velho instinto de sobrevivência, você com muita fome só pensa em uma coisa: COMER para repor o mias rápido possível o déficit de energia. E voltamos a estaca zero, qual a fonte mais rápida de liberação de energia? Sim! Açucares!

Portanto quando menos fome você tiver, mais seletiva na escolha dos alimentos e mais poder de decisão você terá. E a melhor forma de você fazer isso, é com certeza, comer em espaços menores de tempo, assim não quer dizer que você não irá sentir fome, mas sim que você terá a fome de forma controlada, evitando ter que comer intuitivamente o que vier pela frente, ou sobrecarregar um horário do dia, como as noites, por exemplo, com toda a fome que você juntou ai, ao longo do dia. 

DICA Nº 4 - ANDE SEMPRE COM UMA OPÇÃO DE LACHE RÁPIDO E SAUDÁVEL NA BOLSA 

É muito importante estar preparada para possíveis mudanças na rotina ou no corre-corre do dia a dia. Então estar preparada para todas as ocasiões é sempre a melhor opção quando falamos em controlar a fome e as inúmeras oportunidades de sentir vontade de comer doce. 

Portanto, ande sempre preparada com um lanchinho rápido e saudável na bolsa, caso a sua rotina saia dos trilhos ou mesmo com todo planejamento, acabe se atrasando para fazer a sua próxima refeição. Para essa dica, o melhor é sempre ter uma barra de nuts, ou um punhado oleaginosas, frutas secas ou uma fruta... algo que possa ser sua fonte de socorro, caso não esteja nas próximas três horas no lugar que você faria a sua próxima refeição. Isso vai fazer com que você permaneça com o poder de controlar suas decisões nas próximas refeições e também de conseguir controlar a quantidade de alimento que você irá ingerir na refeição seguinte. 
Afinal, ninguém pensa com fome!

DICA Nº 5 : SUBSTITUA O DOCE POR FRUTAS IN NATURA OU FRUTAS SECAS. 

Se a vontade de comer doce persistir? Sei ninguém é de ferro, e às vezes pode sim, uma vez ou outra surgir aquela vontade de comer um docinho, principalmente mulheres em período pré-menstrual, a famosa TPM.

 O que fazer nesse momento? Sentar e chorar? Se empanturrar de doce? Não! Muito mais simples do que você imagina. 

A primeira opção é nesse momento comer uma fruta, como mamão (que eu amoooo), banana, melancia, ameixa ou alguma de sua preferência, no entanto que seja mais adocicada, devido a presença da frutose, que é o açúcar natural das frutas. Além disso, outra opção magnífica, e que particularmente eu adoro é usar as frutas secas que são mais adocicadas que a fruta in natura, mas tem menos teor de açúcar do que um brigadeiro por exemplo, e muito mais saudável do que qualquer opção de industrializado. 

Elas concentram frutose, açúcar natural do alimento, após passar pelo processo de desidratação. Isso confere um sabor mais adocicado, muito semelhante ao de um doce. As frutas secas também são repletas de benefícios:

 - Auxiliam na melhora da constipação;
 - São ricas em ferro e melhoram a disposição;
 - Memória e concentração;

 Conhecidas como alimentos funcionais, elas também são capazes de prevenir e combater doenças. Só muito cuidado na quantidade do consumo, pois como são mais adocicadas tem muito mais calorias do que a fruta in natura. Por exemplo a ameixa seca, tem 233 kcal; já sua versão in natura tem apenas 55 kcal. 

DICA Nº 6 - PENSE SOBRE A SUA VONTADE DE COMER DOCE 

Não temos o hábito de pensar sobre o que estamos sentindo. E a forma mais prática de entender o que fazemos, por mais estranho que seja, é pensar sobre o que estamos pensando e sentindo. Meio louco, né? 

Quando não paramos para pensar qual a sensação que estamos tendo no momento, simplesmente reagimos como estamos acostumados a fazer. Se eu penso em doce, vou comer doce. Mas você já parou para pensar o que estar por traz da sensação de querer comer doce? 

Todas os nossos pensamentos, emoções e sentimentos tem uma explicação; e para entender a nós mesmos, basta que pesemos sobre o que estamos pensando. Se desafie a se perguntar o porquê você está sentindo. Para isso, use esse método.

Sempre que sentir vontade de comer doce, pergunte-se, em voz alta:
-Por que estou com vontade de comer doce?
- Dormir bem hoje? Que horas fui dormir ontem e que horas acordei hoje?
- Bebi água hoje? Quanto de água eu bebi?
- Estou com fome?
- O que nesse momento pode estar me causando ansiedade? 
RECEBA DICAS DE COMO CONSTRUIR 
NATURALMENTE A VIDA SAUDÁVEL
FICAR NUSHAPE
NuShape
Ficar NuShape é um programa de treinamento interativo de 6 semanas, em vídeo, que ensina passo a passo, com riqueza de detalhes, como fazer para construir a sua vida saudável.

Todo programa é baseado na geração de resultados através da tomada de ação. Não é um programa focado simplesmente no prazer de aprender. Ficar NuShape é o aprendizado colocado em prática no mundo real para gerar resultados acima da média.
CLIQUE PARA SABER MAIS